Cuidados com a pele no inverno

Durante o inverno, a menor umidade do ar e as temperaturas mais baixas levam à diminuição da transpiração corporal e, com isso, ao ressecamento da pele, à formação de manchas e à piora de doenças como dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase e ictiose. Além disso, é comum tomar banhos mais quentes, o que provoca a remoção da oleosidade natural, reduzindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Alguns cuidados devem ser tomados para conservar a saúde da pele:

  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em vitamina C – encontrada em frutas como laranja, abacaxi, morango e limão, e em hortaliças como brócolis e cenoura –, que neutraliza os radicais livres e previne o envelhecimento da pele. Recomenda-se também o consumo de soja, que é rica em isoflavona, substância que evita o ressecamento e melhora da elasticidade da pele.
  • Manter a ingestão de água é essencial, já que nessa época do ano é comum diminuir o consumo. O ideal são 2 litros de líquidos, incluindo água e chás.
  • Evitar banhos demorados, com água muito quente e uso excessivo de sabonetes e buchas. O hidratante corporal é muito importante após o banho e ainda no banheiro, pois o vapor ajuda na penetração do creme. Não se deve esquecer também dos hidratantes labiais, que evitam rachaduras nos lábios, e do protetor solar.