Foliculites

São infecções superficiais dos folículos pilosos – pequenas estruturas localizadas na derme onde são produzidos os pelos –, provocadas por bactérias do tipo estafilococos, que estão presentes na nossa pele. A causa pode ser congênita (ou seja, de nascença) ou estar associada a certos hábitos, como usar roupas justas ou de tecidos sintéticos, que atritam os pelos e ressecam a pele, resultando na oclusão do orifício de saída. Podem ocorrer também em consequência da depilação ou raspagem do pelo.

Trata-se de lesões avermelhadas, algumas vezes com pus, que podem formar nódulos maiores e dolorosos se a inflamação for mais intensa.

Para prevenir é importante usar regularmente hidratantes e preferir roupas largas e confortáveis, de tecido de algodão. Pessoas que costumam raspar os pelos devem observar a direção de crescimento do pelo.

tratamento:

Na fase aguda, consiste no uso de cremes à base de antibióticos, podendo ser associado a corticoides para diminuir o processo inflamatório. O tratamento definitivo é realizado com a depilação a laser.